MAS VOCÊ SABE ANOTAR ALGO EM SEU CADERNO OU AGENDA OU ALGUMA COISA DO TIPO
QUANDO VOCÊ ANOTA VOCÊ LÊ AS ANOTAÇÕES ANTES DAS PROVAS OU ALGO DO TIPO?
Você já pegou o caderno para estudar e ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for dos mais organizados.
AQUI VAI ALGUMAS DAS TÉCNICAS DE ANOTAÇÕES MAIS EFICIENTES PARA VOCÊ TREINAR.
Método | Descrição | Quando usar | Vantagens | Defeitos |
Cornell | Divide o espaço do papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdos | Em aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posteriores | Sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpo | Nenhum |
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Linhas gerais | Consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentações | Quando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiada | É organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundários | Exige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido |
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Mapeamento | Utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos | Funciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria | Ajuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a prova | A transição dos pontos principais para pontos secundários pode ser esquecida na hora de anotar o conteúdo |
Tabelas | Consiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemplo | Empregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matéria | Encontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliação | A maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar |
Sentenças ou frases | Cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada | É bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamente | É mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informação | Não é possível diferenciar pontos principais dos secundários |
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FONTE DA MATÉRIA:UOL.COM.BR/EDUCAÇÃO
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