sexta-feira, agosto 20

ANOTAÇÕES NA AULA

VAMOS PARA DENTRO DA ESCOLA AGORA PARA FALAR DAS ANOTAÇÕES DA METERIA QUE ESTÁ SENDO DADA, ISSO E AQUILO.
MAS VOCÊ SABE ANOTAR ALGO EM SEU CADERNO OU AGENDA OU ALGUMA COISA DO TIPO
QUANDO VOCÊ ANOTA VOCÊ LÊ AS ANOTAÇÕES ANTES DAS PROVAS OU ALGO DO TIPO?


Você já pegou o caderno para estudar e ficou sem entender o que tinha escrito? Muitas vezes, o sentido das anotações desaparece pouco depois das aulas, principalmente se o dono do caderno não for dos mais organizados. 


AQUI VAI ALGUMAS DAS TÉCNICAS DE ANOTAÇÕES MAIS EFICIENTES PARA VOCÊ TREINAR.

MétodoDescriçãoQuando usarVantagensDefeitos



Cornell



Divide o espaço do  papel em três: para informações principais, palavras-chave e para relações entre os conteúdos



Em aulas ou palestras em geral. O método facilita a revisão de conteúdo para as provas e exames posteriores



Sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar o texto a limpo


Nenhum
Linhas geraisConsiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, ganham indentaçõesQuando há tempo suficiente para pensar antes de colocar a informação no papel. O formato é eficiente quando sua habilidade de tomar notas já está afiadaÉ organizado se for utilizado corretamente. As margens mostram as relações entre os conteúdos anotados. Fica fácil de observar os pontos principais e os secundáriosExige mais reflexão durante a aula antes de escrever o conteúdo no caderno. O método não é bom quando o professor fala muito rápido
MapeamentoUtiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdosFunciona em palestras e aulas que exigem participação. Com um gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matériaAjuda a prestar atenção à aula. Com cores diferentes, fica fácil visualizar os pontos principais do conteúdo na hora da revisão para a provaA transição dos pontos principais para pontos secundários pode ser esquecida na hora de anotar o conteúdo
TabelasConsiste em arranjar os dados em uma tabela, com divisões em categorias. É apropriado para fatos históricos, conteúdos de biologia ou de geografia, por exemploEmpregado quando o assunto tem categorias, é denso e apresentado rapidamente. Funciona quando você já pensou nas divisões da matériaEncontrar informações relevantes fica bem fácil. Funciona bem para memorizar fatos ou características do assunto quando você tem uma avaliaçãoA maior dificuldade é dividir as anotações em categorias. Pode ser necessário elaborar a tabela antes de a aula começar
Sentenças ou frasesCada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separadaÉ bom para aulas organizadas, com conteúdo denso e ministrado rapidamenteÉ mais organizado do que o parágrafo e absorve muita informaçãoNão é possível diferenciar pontos principais dos secundários





PARA VER FOTOS DE MODELOS DE ANOTAÇÕES CLIQUE:AQUI










FONTE DA MATÉRIA:UOL.COM.BR/EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário